Ah, a tal da ansiedade!
- gabrielarts22
- 10 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de out. de 2024
Tão comum nos dias de hoje, um nome muito falado: ansiedade. Essa palavra deriva de ansiar: almejar, desejar muito, cobiçar, perturbar-se fisicamente, agoniar. Perceba que dentro dessas definições, o centro de equilíbrio de uma pessoa está no futuro. Está em algo que ela não tem, que ela busca, uma preocupação constante com o futuro.
A ansiedade é um estado de sofrimento psíquico, que causa angústia e um grande mal-estar, tanto emocional, quanto físico. A pessoa vive em um estado de alerta, preocupada constantemente. O que a rege é uma grande insegurança, um grande medo, uma falta de confiança em si mesmo e na vida, uma desconexão de sua força e sabedoria interior. Essas sensações provocam um grande mal-estar no corpo e muitos sintomas físicos podem ser associados. Dores no peito, palpitações, imunidade baixa, queda de pêlos do corpo, enxaquecas, insônia, falta de produtividade, sensação de cansaço e assim vai.
Várias são as causas de uma pessoa sofrer de ansiedade. No processo terapêutico irá se buscar quais são os entendimentos que a pessoa tem sobre sua vida, quais são as crenças que a levam a pensar e agir que lhe são prejudiciais. A terapia busca ampliar os entendimentos e trabalhar sobre os medos que regem essa pessoa. Sabe-se que olhar para aquilo que lhe assusta ou lhe causa dor é um caminho importante e fundamental para poder superar esse sentimento.
Algumas vezes, quando os sintomas são excessivos e a pessoa está com muita dificuldade de lidar com esta questão, o tratamento para a ansiedade pode ser associado com tratamento medicamentoso, associado ao cuidado de um psiquiatra. Essa parceria pode ser muito importante e alavancar o sucesso do tratamento. Pois o corpo pode receber um alivio enquanto a mente aprende e domina aquilo que criou e que está fazendo mal.
Ansiedade tem tratamento. É possível viver de uma maneira leve, satisfatória e sem ansiedade!
Vamos?