top of page

4 pistas que levam a crer que você tem uma baixa autoestima

  • gabrielarts22
  • 10 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de out. de 2024

Você é uma pessoa que tem muita vergonha? Tem medo de aparecer? Quer passar desapercebida?

Você se sente pior que os outros? Vive se comparando e se acha inferior? Sempre pensa que não é boa o suficiente? Acha que as pessoas te julgam sempre negativamente?

Quando precisa fazer escolhas ou dar sua opinião morre de medo de errar, de ser punida ou ridicularizada por isso?

Você se sente paralisada, que não progride na vida, pois não tem coragem de sair da sua zona de conforto?

Se você respondeu sim para a maioria dessas perguntas é bem provável que você tenha uma baixa autoestima. Mas o que é essa baixa autoestima? É a maneira como você se enxerga, que é depreciativa. Normalmente esse olhar negativo sobre si mesma foi construído através das suas primeiras relações (pai e mãe e outras figuras importantes nos anos iniciais). A maneira como você sentia as pessoas e suas reações com você, foram fazendo com que você interpretasse quem era você, e o valor que tinha para o mundo. Essas impressões são trazidas para a vida adulta e determinam como você age em relação ao mundo.

Apesar de toda dor que esse olhar sobre si mesma pode trazer para sua vida, é possível construir uma imagem real e positiva a seu respeito. E então, desenvolver comportamentos positivos e muito mais interessantes, que trazem uma liberdade de ser quem você é e também uma confiança no seu ser.

A terapia ajuda muito, muito, muito, a sair dessa prisão que vive a pessoa que tem baixa autoestima. Através da percepção de si mesma, do desenvolvimento do seu autoconhecimento, é possível ter novos sentimentos e comportamentos que fazem a pessoa se expandir e a ter mais alegria na vida.

Vamos?

Psicóloga Gabriela Teodoro

CRP 08/10277

+55 41 99556-0083

bottom of page